On sábado, 10 de julho de 2010 13 comentários

Bom, dia, boa tarde ou boa noite mais uma vez a você, leitor e amigo do C.D.C. (Conversa Decente Cristã). Estava com muita saudade de todos vocês, afinal, por hora, temos apenas uma postagem por mês para cada colunista deste Blog.

 P
or falar em nossos colunistas, gostaria de parabenizar nossos amigos, Anderson Alexandre, Marcelo Jr. e a bendita entre los hombres, Gerlane Oliveira. Como a Palavra de Deus é o Pão da Vida, não posso dizer que estou farto porque curiosamente, nunca nos fartamos desse Alimento, mas posso dizer que estou sendo muito bem alimentado pela Palavra de Deus, através de suas postagens -rsrs. Para meditação de cada um de nossos colaboradores, deixo Jz 6:14 (apenas o trecho que diz: "Vai nessa tua força").






Bem pessoal, sem mais delongas...
  1. "E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.
  2. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
  3. O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias (correntes) o podia alguém prender;
  4. Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões (algemas de pés) e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
  5. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
  6. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
  7. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
  8. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
  9. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
  10. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
  11. E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
  12. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
  13. E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.
  14. E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido.
  15. E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.
  16. E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos.
  17. E começaram a rogar-lhe que saísse das suas terras."  (Mc 5:1-17)


Bem... Vamos a conversa. Passei algumas semanas pensando seriamente nesta passagem. Muitos temas bastantes proveitosos saem desta rica passagem, como sobre a autoridade de Jesus sobre os espíritos imundos,  ou sobre libertação, amor, compaixão, missão. Porque Cristo Expulsou os demônios que habitavam naquele homem, amou-o a ponto de mover-se em favor dele e o homem após ser liberto foi anunciar o feito de Cristo em Decápolis (v20).

Mas hoje não gostaria de falar sobre o abençoado gadareno (foi isso que ele se tornou daquele dia em diante); mas gostaria de falar sobre um mau presente em Gadara, que denomino "A Síndrome de Gadara".

Observando o desenrolar da história, vemos que depois que Cristo expulsou os demônios daquele homem e a vara de porcos se precipitou despenhadeiro abaixo, os que cuidavam dos porcos se apressaram a correr e anunciar aos seus senhores o que havia acontecido com seus animais e eles logo foram ver o que havia acontecido. Na simbologia dos animais, vemos que algo imundo foi retirado daquele povo, tanto do próprio homem gadareno, como também daquela sociedade. Vemos que antes de sair daquele rapaz os demônios que se denominaram "Legião",pediram para não serem expulsos daquela província; mas para serem enviados a manada de porcos que por ali pastava. Isso para causar um último prejuízo naquele lugar, porque ao possuírem a manada se precipitaram no despenhadeiro para o mar, ou seja, saíram da província de qualquer modo. Mas para que serviu essa última ação daqueles demônios? Para revelar o mal de Gadara.

Gadara era uma das dez cidades que formavam a liga de Decápolis, cidades ricas, de cultura grega que conviviam com sua arte, filósofos, cidades que administravam seus próprios negócios e cunhavam suas próprias moedas. Gadara tinha um grande potencial comercial e por ficar a 378m acima do nível do mar e proporcionar uma bela vista sobre a zona norte do Vale do Jordão, o Mar de Galileia e as colinas de Golán, tinha também um grande potencial turístico.

O povo de Gadara era rico, e como qualquer outro rico (com raras exceções) tinham muito apreço por suas riquezas e posses. Tanto que revelam ter perdido o apreço pelo seu próximo. Depois do que Cristo fez ao, antes endemoninhado, homem gadareno, aquele povo deveria dar glórias a Deus e seguirem todos a Cristo, por seu amor, poder e compaixão demonstrados ali. Aquele homem que antes, vivia entre os sepulcros clamando de dia e de noite e se ferindo com pedras, já havia tido, como diz o texto, seus pés e mãos presos em cadeias e grilhões. Isso é um sinal de que ele não fazia mal apenas para si mesmo; mas representava perigo para sociedade. E como se não vissem isso (e eu creio que não o viram, porque haviam sido cegados pelo deus deste mundo), eles começaram a rogar que Cristo deixasse suas terras. Desprezando assim o feito glorioso de Deus em libertar aquele homem, que não nasceu num Big Bang; mas tinha uma família, talvez seus pais e talvez ainda, mulher e filhos. Mas naquele momento nada disso importava. Eles haviam perdido seus porcos isso era um choque para sua vidas econômicas e eles não suportariam prejuízos maiores.

É, meu caro leitor. Nos parece que nossos dias não são tão diferentes assim dos dias passados. Muitos, até mesmo de nós cristãos, esquecemos o real significado de humanidade. Uma vivência e convivência baseada, claro, primeiramente em Deus, mais depois no ser humano, no próximo. Creio que se Jesus nos visitasse hoje e mensionasse esse "amar o próximo como a si mesmo" mais uma vez, talvez ele morresse novamente. Nossa mesquinhagem é tamanha agora, que não bastando negarmos ajuda, agora negamos o Amor, que nos foi dado de graça e em abundância por meio do sacrifício de Cristo. Essa verdadeira epidemia, o mau da S.G. (Síndrome de Gadara) se alastrou pelo mundo e cabe a nós, cristão, levar a cura, Cristo, para todos que sofrem deste mau, a começar por cada um de nós, que muitas vezes avaliamos uns aos outros pelas roupas, calçados, meio de transporte e desprezamos o fôlego de vida que o SENHOR soprou em cada um igualmente, e o preço que Ele pagou por cada um, igualmente.

Devemos parar de pensar que algo que temos ou deixamos de ter nos põe acima ou abaixo de alguém. Nós não custamos mais caro para Cristo do que nosso irmão que não tem um teto sobre sua cabeça.








Que Deus, em Cristo, vos abençoe ricamente em sabedoria e paz.

Alex Holliwer

13 comentários:

Gerlane G. Oliveira disse...

Olá Alex.

Parabéns pelo post,além da estrutura bastante esclarecedora,denuncia algo que tentamos esconder ou mesmo esquecer,porém sem sucesso, a indiferença gritante e falta de amor pelo próximo.

Deus continue te abençoando muito. Obrigada pelas palavras,a "abençoada entre los hombres",por esta não esperava,mas me sinto gratificada por fazer parte desta equipe de pessoas grandemente abençoadas e compromissadas com a Palavra de Deus!

No mais,resta-me retribuir da mesma forma:"Vai nessa tua força",meu irmão,e continuemos a espalhar a graça,o amor e o reino de Deus,sempre!

Paz!

Tâmara Souza disse...

É, ao lermos um post como esse, muitas vezes reconhecemos que em cada um de nós existe um pouco da S.G.
Isso é lamentável, mas não é irreversível! Ainda temos chance, e pq não dizer dever, de levarmos a "cura" desse mal, as pessoas que estão ao nosso redor. Ainda há tempo!

Parabéns meu sobrinho, continue nesta tua força! Deus continue te abençoando, este Blog é uma BÊNÇÃO!

Fica na Paz!
Beijos ♥

César disse...

Não sou muito religioso...mais o post tá muito bom.

Josimar Junior disse...

Parabéns pelo seu blog

desculpa por eu ter confundido gadara com gagueira rsrsrs

mas enfim, eu absorvi desta mensagem que você postou a real importância de termos fé em Deus e amar as pessoas que convivem ao nosso redor...

fik na paz

Dez e Meia disse...

Também não sou muito religioso mas está bem escrito!

Unknown disse...

Vlw colegas. Mas não é religião mesmo. É só a Palavra de Deus, sem religião. Mais Deus, menos religião.

Gerlane. Obg, linda.
Deus te abençoe.

Anderson Oliveira disse...

Muito esclarecedor o texto. Uma visão que, pelo menos eu, não tinha visto ainda. Deus te abençoe.

Jessyca disse...

Otimoo Post.
Ameei :D

Unknown disse...

Obg Jessyca. Deus continue te abençoando. Bjo. Fica na paz

Anônimo disse...

Eu li alguns posts e eu achei muito interessante, mas Alex eu quero mesmo saber é o que você tem a falar sobre amizades não crentes. E sobre o namoro fora da igreja.
Você está de parabéns, beijos e fica com o nosso Senhor Jesus Cristo.

pr. constantino disse...

Muito bom o artigo sobre os gadarenos,pois esta geração si indentifica com aquela, pois somos a geração do"amem" no tempo escatológico de Deus."pois dizes:estou rico e abastado enão preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu".[ ap. 3.17.]e o que é pior e que Jesus diz: " e nem sabes"que tu és infeliz" grandes e belos templos,igrejas cheias de impresarios e muitos milhonarios, mas si esqueceu de contruir uma fortuna nos céu, onde realmente conta para Deus.compremos pois ouro refinado pelo fogo. unçaõ do Espirito santo e seus frutos, que nos leva a amar a Deus e salvação das almas,vestes brancas, que falam de uma vida de santidade a Deus e santificação ao ministério dado por Deus,colirio para ungires os olhos,que fala da leitura da palavra, para termos visão de Deus. ainda a tempo para Laodicéia, "arrepemde-te, se, pois, zeloso,pois eu repreendo e disciplino a todos quanto amo. [ap.3.19] parabens! pelo blog. paz!

Unknown disse...

Olá. Boa noite para a comentarista "Anônima" e para o Pr. Constantino. A paz do SENHOR a todos.

p/ Anônima - Obrigado pelo comentário e tomei nota de sua dica de post. Quem sabe seja o próximo... Bjo e fica na paz.

p/ Pr. Constantino - Meu querido, fico muito grato pelo seu comentário o parabenizo por ele, foi bastante enriquecedor e edificante. Deus o abençoe sempre. Um forte abraço.

Paz

Unknown disse...

Tenho me preocupado com detalhes que muitas vezes ficam sem aparecer. gostei muito do diálogo. Porque até então não tinha participado de um diálogo neste porte. Sendo que Jesus em todos os seus feitos promovia cura, libertação, arrependimento e salvação. E neste caso de gadara, não foi diferente além da salvação daquele homem, provavelmente encerrou naquela cidade uma maldição que girava em torno da riqueza daquele lugar, que era a fonte de renda dali (Porcos). Estive em Chapecó e ali cria-se porcos por todos os lados e mesmo no hotel que ficamos o cheiro percorre toda a região. Imaginei como seria gadara.
Obrigado pela oportunidade de participar deste cana.
Um forte abraço a todos.

Related Posts with Thumbnails