On segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 12 comentários


Olá pessoal! Hoje é um dia muito especial, pois faz um ano que sou parte integrante desta equipe incrível de amigos e irmãos. Sou imensamente grata a Deus pela oportunidade de participar de algo para Sua glória e compartilhar Sua palavra a um número de pessoas que sequer posso mensurar.

Anderson Alexandre, Alex Holliwer e Marcello Junior muito obrigada pelo apoio, confiança e amizade sincera. Pelos momentos que me fizeram rir, chorar e refletir. Pelo que compartilharam e me ensinaram. Que Deus abençoe de forma extraordinária a vida de cada um de vocês, com graça e sabedoria. E a você leitor do C.D.C. obrigada por cada comentário, pelo seu tempo, por cada momento que você esteve disponível para ouvir o que Deus tem a dizer. Meu desejo sincero é que Ele o abençoe e direcione sempre em Seus caminhos.

Então, vamos conversar um pouco?


"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade." (Mateus 23.27-28)

Certamente, em algum momento da vida, você já tenha se deparado com a hipocrisia. Talvez viva rodeado de hipócritas ou na pior das hipóteses, seja um. E o que é hipócrita? É alguém fingido. Hipocrisia é algo que não é assunto apenas do presente século. Jesus e seus discípulos tiveram que lidar com isto muitas vezes, viviam cercados pela falsidade dos fariseus, saduceus, escribas, sacedortes, homens da lei, cujo lema era o que pra nós é tão conhecido hoje: "Faça o que eu digo, mas não o que faço."

Eram homens que detinham uma espécie de poder baseado no medo e na exploração abusiva da fé das pessoas, e se consideravam especialistas nas Escrituras, em contrapartida, apesar de seguirem à risca toda a lei e os cerimoniais instituídos no período veterotestamentário (Antigo Testamento), adaptaram seus próprios rituais e conceitos humanos, decrépitos e falíveis ao que Deus em Sua soberania havia falado e instruído a seu povo. Agiam como se fossem de fato santos e o povo de seu tempo pecadores fadados ao inferno, não importando o que fizessem.

Aliado a tudo isto, ainda eram insensíveis, julgavam melhor deixar o moribundo morrer, o órfão e a viúva padecerem de fome, não tinham amor ao próximo e por estas e outras tantas razões, começaram a invejar e odiar Aquele que os contradizia, mostrando que tudo não passava de uma farsa, que não eram menos pecadores do que os outros, senão mais. A eles não se aplicava o que Cristo disse: "Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes." (Mateus 9.12) E o erro deles jaz aqui: não reconheciam seu estado de pecado e ainda impediam que muitos tivessem um encontro genuíno com Jesus. Mudando agora o foco um pouco daquele época, o que abordei para uma maior explicação, vamos nos atentar no que ocorre em nossos dias. Onde estão os hipócritas desta geração?

Hipócritas são os vendilhões do templo atual, os que conhecem a palavra de Deus e a distorce com o objetivo de se beneficiarem. Os pais da doutrina da prosperidade, que visam lucros e bênçãos, depreciando todo o Evangelho verdadeiro que prega humildade, que diz que não teremos uma vida sempre cor de rosa, mas que nos adverte que passaremos por adversidades, necessidades, seremos suplantados, julgados, injuriados, perseguidos, e muitos, mortos, por amor a Deus e à Sua Verdade. Vendilhões que enganam milhares de pessoas, muitas delas, inocentes, que com coração sincero acreditam estarem servindo a Deus da melhor forma, mas ao perceberem o engodo no qual foram envolvidas, acabam desiludidas, e muitas se afastam para não mais retornarem aos caminhos do Senhor.

Hipócritas são aqueles que se escondem no Cristianismo, defraudando o próximo, usando a capa do que chamam ser cristãos, e envergonham o Evangelho e o nome de Cristo.

Hipócritas somos nós, cristãos, quando por causa de denominações e suas tradições, coisas estas criadas pelo homem e não por Deus, vivemos em pé de guerra com o próximo. Quando abrimos mão de pregar o Evangelho que salva vidas para nos satisfazermos com o lodo do pecado, desprezando os menos favorecidos e os necessitados que adentram em nossos templos, recusando perdão, um simples "bem-vindo" e um abraço de acolhimento que diz muito sobre quem somos e o que de fato pregamos. Quando buscamos ostentação e os primeiros lugares, desfilando belas roupas e a aparência de super crentes.

E aqui eu pergunto: você vai pra igreja pra desfilar ou pra adorar a Deus e ter comunhão com seus irmãos? Melhor seria que rasgássemos estas roupas, não como os fariseus, que rasgavam suas vestes em sinal de vergonha, mas que de vergonha e arrependimento nada tinham, e acima de tudo rasgar nosso coração diante de Deus, desejosos de que Ele quebre este barro disforme e que para nada serve a não ser o lixo, e nos faça instrumentos de Sua glória e graça. Chega de números! Chega de fariseus!

Hipócritas são todos aqueles que não tem compromisso algum com Deus, que nada sabem sobre Ele e Seu amor, e o julgam um mesquinho, abrindo seus lábios como sepulcros ante o cadáver, proferindo palavras mentirosas a Seu respeito. O que sabem sobre o sacrifício dEle, Seus atributos? Hipócritas, não tenho medo de dizer e nem do que irão falar sobre mim, são todos aqueles que zombam de Deus, se achando sábios, mas quando a adversidade vem, recorrem a Ele, e somente nestes momentos, depois o riscam de suas vidas.

"Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos." (Romanos 1.22) Já posso ver alguns comentários a respeito disso aqui. Mas tenho um desafio a fazer. Apresentem um argumento diferente daqueles que estamos cansados de ouvir, os quais são sem fundamento, e que muitos repetem como papagaios, porque outros falaram, mas nem sequer acreditam no que dizem e mais sério ainda, não entendem o que estão dizendo. Você tem uma mente, já parou pra ponderar o porquê disso? Vou facilitar: é isso mesmo, para PENSAR. Então pense! Depois dessa, se quiser me bater, então que seja!

Resumindo: hipócritas são todos os homens. Desobedientes, pervertidos, caluniadores, maquinadores do mal e pecadores. Romanos 3.23 diz que todos, TODOS, sem exceção, pecaram e necessitam da glória de Deus. Então você pode estar perguntando: Se é assim, se todos pecaram, se todos são hipócritas, então vocês que se dizem cristãos também são, então, porque continuam acreditando nisto?

Sim, somos pecadores, mas há uma diferença: entregamos nossa vida a Jesus, e através dEle e apenas dEle, somos novas criaturas. (2 Coríntios 5.17) Embora pecadores, reconhecemos nossa condição, e cremos que ao nos conduzirmos a Deus verdadeiramente arrependidos, temos a garantia do próprio Cristo que seremos perdoados e habilitados para prosseguirmos com Ele. Pecar é uma coisa, continuar em pecado é outra muito diferente. Essa é a diferença: O sangue de Cristo nos limpou e regenerou. Talvez você nunca tenha parado pra pensar o que afinal significa esse Sangue do qual tanto falamos. Pois bem: mais uma questão pra pensar.

E se pensar e realmente quiser achar a resposta, a resposta é: CRISTO. Você pode ter sido um fariseu ou talvez seja um. Mas a boa notícia é que hoje, você pode se apresentar diante de Deus como aquele publicano arrependido, que dizia: "Ó Deus, sê propício a mim, pecador!" (Lucas 18.13b) Uma coisa eu asseguro: Ele irá ouví-lo e mudará sua vida como nada e ninguém mais poderá fazer.

Isso é pra mim, que sou hipócrita vezes sem conta (e se entendeu toda a questão acima, entenderá o por quê de tal afirmação), é pra você que não reconhece isso, é pra todos os hipócritas citados aqui. É difícil se ver em um dos lados desta moeda: Fariseu - Publicano, não? Difícil, porém, necessário.

O tempo de farisaísmo terminou. É tempo de levar Deus a sério, porque Ele o leva a sério!

nEle, que nos ama com amor infinito:
Gerlane Oliveira.



12 comentários:

Fernando Saraiva disse...

Graça e Paz
Gerlane!!!

Maravilhoso post!!! Infelizmente é verdade tudo que você sabiamente externou sobre o atual periodo da igreja de CRISTO, a falta de carater de muitos pseudos lideres, contaminaram a doutrina de DEUS e depuseram CRISTO de seu trono real, divino e eterno, e em seu lugar puseram um impostor chamado Rei Dinheiro.

Essa teerrologia da prosperidade na verdade é insulto ao bom senso do cristão autentico. Hoje as igrejas evangelicas cresceram desproporcionamente, em geral motivada pela ganancia e amor pelo dinheiro por parte de seus “fies” seguidores, que não é são tão inocente assim.

Vivemos em uma sociedade hedonica, misticista, desprovida da verdadeira Fé, alienada em relação as obras de DEUS, o qual enviou o seu filho Jesus, para nos reabilitar diante dele. No entanto fico feliz, em vê que tem ainda muitos CRISTÃOS VERDADEIROS, que não se dobraram ao sistema e que não se calam frente a essa nuvem de hipocresia que vemos atualmente.

Gerlane você está de parabens !!!

Gerlane Oliveira disse...

Fernando, meu querido, obrigada. Que bom ver você por aqui também!

Paz! =)

Raomi Pani disse...

não tenho religião e tenho preferido assim. pra mim parece melhor não ter uma religião do que simplesmente dizer que tenho uma. alguns desses hipócritas não têm ideia de quão sério é brincar com Deus, de como pode ser perigoso.


gostei muito do post. de verdade.

Tomás disse...

acho que a bíblia traz sem sombra de duvidas traz todas as respostas para a nossa vida
a questão é como interpretar esse livro, as vezes uma frase mal interpretada ou levada ao pé da letra causa um guerra imensa
abraxs

CM Tricoloko disse...

Nçao conhecia esse blog ainda.. Virei mais vezes aqui ^^

Lolly disse...

Voltarei mais vezes aqui, texto muito bom!
http://lollyoliver.wordpress.com/

who am i? disse...

A hipocrisia está intrinsicamente em todos os setores da sociedade, podemos as vezes olhar e ver explicitamente, outras vezes as máscaras cobrem a verdade. Mas Deus atenta para o coração do homem, e nda pode se ocultar. Temamos à Deus e não à homens e assim teremos corações retos.

Querida Gerlane, ótimo texto e excelente reflexão!
bjus

Blog Particular de Leônidas disse...

vc está de parabens pelo seu blog, são poucos que tem um blog com este assunto, e está bem organizado!!!

Gerlane G. Oliveira disse...

Muito obrigada pessoal pelo comentário de cada um de vocês.

Raomi Pani - Que bom que gostou, que isso possa gerar reflexão a cada um que o ler. Quanto à religião, espero que compreenda que o nosso foco não está na religião e sim em Cristo. A religião,seja ela qual for, traz dissensão, contenda, mas Cristo nos dá unidade e paz. Nós do C.D.C queremos ser referenciais que apontam para Cristo, e nada além dEle. Volte mais vezes. ;)

Tomás - verdade o que você disse. Precisamos de discernimento e sabedoria concedidos pelo Espírito de Deus para podermos compreender as Escrituras.

CM Tricoloko e Lolly - que bom que gostaram do blog, esperamos que voltem mais vezes.

who am i? - Jacque, obrigada por sua presença aqui. Seus comentários são sempre bem-vindos, acrescentam ao texto, por isso, comente o quanto quiser. Beijão. ;)

Blog Particular de Leônidas - Obrigada. Fica na Paz!

Felipe Arce disse...

sinceramente não sei se acredito nisso por tudo que ja passei sei-la fico confuso
http://xhdgamersx.blogspot.com/

www.filosofandoonline.com.br disse...

E você parece preconceituosa com quem não acredita em Deus.


Samuel

Gerlane G. Oliveira disse...

Olá Samuel:

Bom, acho que não entendeu o que quis dizer com o texto, peço que se tiver interesse, volte a lê-lo, enfim... Eu não tenho preconceito com quem não acredita em Deus,cada um tem a liberdade de crer ou não no que desejar.

Agora o fato de colocar como hipócritas pessoas que nada sabem sobre Ele e ficam proferindo certas conjecturas (se é isso que o faz pensar que sou preconceituosa) eu volto a reafirmar, pois é verdade, são hipócritas.

Perdoe-me, mas não vou mentir apenas para fazer com que a consciência de quem quer que seja fique melhor, até por que não é o meu propósito. O que me proponho é falar do amor de Deus, e se isso escandaliza de certa forma a
alguém, não há muito a fazer.

Obrigada pelo comentário. Fica na paz!

Related Posts with Thumbnails